terça-feira, 14 de setembro de 2010

Invasão chinesa

A China de fato está invadindo o mundo, não só com seus produtos "made in China", mas com sua população enorme. A minha aula de inglês, assim como toda Nova Iorque, está lotada de asiáticos - tem também Koreanos e japoneses. Nada contra os olhos puxadinhos, mas treinar inglês com estes sotaques tem sido uma tarefa árdua. Hoje, na aula de "Speaking", a professora pediu para debater um texto com o colega da frente. Fiquei desanimada. Não entendia nada que a minha simpática colega japonesa dizia. Consegui saber que ela é de Tóquio, casada, com filhos e que tem muito comercial de carros no Japão. Ela me contava as coisas e ria. Eu, por outro lado, dizia "sorry, I don't understand" rsrs.......
Duas colegas brasileiras, que estão na mesma sala, me disseram pra ter paciência que a convivência com os amigos asiáticos irá melhorar. Segundo elas, eles são muito mais aplicados e evoluem mais rápido durante o curso que nós brasileiros e latinos.
De qualquer forma, voltar a uma sala de aula tem sido prazeroso. Gosto do ambiente da universidade. Tem um jardim lindo e fica ao lado do Lincoln Center, uma área bastante civilizada da cidade. Como está ocorrendo o NY Fashion Week, hoje tinha um monte de gente bonita e elegante saindo do Lincoln Center (um contraste com o resto da população de NY). Nesse quesito, acho que as asiáticas jovens daqui batem um bolão - são no geral cheias de estilo.
Como estamos saindo do verão, talvez, as pessoas passem a ficar mais elegantes na rua. Os casacos estão começando a sair dos armários. Tem feito frio logo cedo, depois esquenta um pouco e volta a esfriar no final da tarde. Tem me lembrado muito o clima em Brasília em julho - o nosso inverno. No sol, faz calor. Na sombra, sinto frio. Além disso, no dia que está ventando, o frio parece maior. A temperatura deve cair mais amanhã - previsão de mínima de 13 graus Celsus e máxima, de 24 graus. Tenho certeza que vou sofrer com o inverno. Detesto frio. Mais ainda tendo que usar transporte público e andar bastante. Por outro lado, estou na expectativa de ver as folhas do outono irem embora e começar a primeira neve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário